A prescrição e administração de medicamentos, processos já intrinsecamente complexos e de grande responsabilidade, tornam-se ainda mais desafiadores e com riscos elevados quando direcionados à população pediátrica. Isso ocorre devido a diversos fatores além das diferenças fisiológicas características desse grupo. Entre os principais desafios destacam-se o baixo percentual de medicamentos testados especificamente em crianças, a escassez de formas farmacêuticas adequadas para uso pediátrico, o uso frequente de medicamentos off-label e a necessidade de múltiplos cálculos e etapas adicionais para determinar e administrar doses seguras e eficazes.
O presente material destina-se à equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica, com ênfase nos profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), uma vez que se baseia na lista de medicamentos padronizados pela instituição. Seu objetivo é servir como uma ferramenta prática de consulta para informações detalhadas sobre os antimicrobianos de uso injetável (intravenoso e/ou intramuscular), oferecendo suporte à correta prescrição, preparo e administração, com vistas a aprimorar a segurança e eficácia dos tratamentos realizados.
As monografias dos 38 antimicrobianos, contam com informações sobre: as apresentações farmacêuticas normalmente disponíveis no HUAP, indicações das doses usuais (e dose máxima quando aplicável), ajustes de doses (por função renal e hepática), via de administração, informações sobre sua correta reconstituição e diluição, concentração máxima dos antimicrobianos, tempo de infusão recomendado, parâmetros de monitoramento, possíveis reações adversas, informações de compatibilidade/ incompatibilidades, tabela de compatibilidade com soluções e ainda um tópico intitulado "Atenção", com informações importantes de segurança.
O material conta ainda com calculadoras para avaliação da função renal, a partir do Clearance de Creatinina, e uma calculadora para determinação do Volume Mínimo de Diluição (IV) para cada medicamento, considerando as concentrações máximas recomendadas para a infusão dos antimicrobianos.